Quando falamos em energia fotovoltaica, logo surgem as dúvidas em relação a qual tipo de sistema escolher: on-grid ou off-grid.
Hoje vamos te mostrar as diferenças entre eles, e qual é o ideal para o seu comércio, indústria, fazenda ou residência.
Como o próprio nome já diz, o que diferencia um do outro é se eles serão ligados na rede da concessionária de energia elétrica local ou não: On-Grid (Conectado na Rede), ou Off-Grid (Fora da Rede)
A principal vantagem do sistema Off-Grid é que você fica totalmente independente da concessionária, toda a energia gerada pelo seu sistema será sua, e poderá ser usada da forma que você desejar. Porém, existem algumas desvantagens, como, por exemplo:
- Eficiência 30% menor que nos sistemas On-Grid;
- Alto custo de aquisição, já que junto ao projeto fotovoltaico, será necessário adquirir baterias que façam o armazenamento da energia sobressalente gerada.
Enquanto isso, nos sistemas On-Grid não é necessário a compra de baterias, já que a energia sobressalente gerada pelos painéis solares serão transformadas em créditos na concessionária.
Esses créditos serão utilizados por você enquanto os painéis não estiverem gerando energia (de noite, por exemplo).
Além do custo inferior aos sistemas Off-Grid, os sistemas On ainda tem uma eficiência de aproximadamente 30% maior.
On-grid ou Off-grid?
A resposta é depende: se você tem uma fazenda muito afastada da rede da concessionária, e busca uma maior autonomia, talvez o sistema Off-Grid seja a melhor escolha.
Porém, se a instalação e utilização do projeto fotovoltaico for feito em ambientes urbanos, a melhor opção é sem dúvidas os sistemas On-Grid, que te proporcionarão uma maior segurança e economia.
Nosso time de especialistas
Está a disposição e aguardando pelo seu contato, faça parte do futuro.