Com o comprimisso de esclarecer as dúvidas sobre Energia Solar Fotovoltaica, hoje a Repensa Energia traz um conteúdo exclusivo para você. Saiba mais sobre os aspectos da Energia Solar Fotovoltaica e Aquecimento Solar.
O aproveitamento de fontes de energia renováveis e abundantes na natureza tem sido objeto de constantes pesquisas que buscam viabilizar seu uso de forma prática e palpável, a fim de, reduzir a dependência humana de fontes consideradas escassas ou danosas ao meio ambiente, como é o caso dos derivados de petróleo ou o uso de água na produção de eletricidade.
Com o passar dos anos foram criados sistemas e dispositivos hábeis, como a utilização da força dos ventos (energia eólica) ou dos raios emitidos pelo sol na produção de energia, sendo esse último o recurso aproveitado por sistemas de aquecimento solar e de produção de energia solar fotovoltaica, que se mostram excelentes alternativas em alguns países, assim como no Brasil.
Diferenças entre a energia solar fotovoltaicas e os sitemas de aquecimento solar
Apesar de ambos os sistemas captarem e transformarem a radiação solar em energia, eles possuem modo de operação e finalidade diversas. Além disso, a produção de energia solar fotovoltaica pode ser entendida como uma evolução dos sistemas de aquecimento solar, uma vez que, é mais versátil, completa e oferece soluções abrangentes na geração de eletricidade.
• O sistema de aquecimento solar é voltado para promover o aquecimento da água que abastece o imóvel e chega aos pontos de distribuição, como torneiras, chuveiros e banheiras. Trata-se de um sistema que transforma a energia solar em calor, e em seguida, este é transferido para a água, aumentando sua temperatura.
• Já a produção de energia solar fotovoltaica resulta por meio da captação de luz solar, na obtenção de eletricidade, que pode ser usada em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, para movimentar máquinas, elevadores, e outros dispositivos que consomem eletricidade para o seu funcionamento, não apenas para o aquecimento da água.
A montagem dos sistemas também difere entre si. Enquanto o aquecimento solar demanda a utilização de placas ou coletores solares e um boiler, usado para armazenar a água e mantê-la aquecida, a produção de energia solar fotovoltaica exige apenas a presença de painéis fotovoltaicos e um inversor.
O funcionamento da energia solar fotovoltaica é simples, enquanto os painéis captam a radiação do sol e a transformam em energia elétrica, o inversor é responsável por convertê-la para o formato exigido pelos equipamentos alimentados por ela, fator que descarta a necessidade de fazer alterações no imóvel e/ou nas instalações elétricas.
Cabe lembrar que ambos os sistemas produzem energia limpa e ecologicamente correta, porém a energia solar fotovoltaica é mais eficiente, já que não possui uma única finalidade, como ocorre com aquecimento solar, voltado apenas ao aquecimento da água, mas pode produzir energia a ser usada por diversos equipamentos.
Benefícios do aproveitamento da energia solar fotovoltaica
A produção de energia solar fotovoltaica acarreta em diversos benefícios, tais como na redução da conta de energia, especialmente em empresas e condomínios que a utilizam em abundância, e na valorização da marca, a qual será vista positivamente pelos consumidores em virtude de exercer atitudes conscientes com relação ao respeito e à preservação do meio ambiente.
Os tempos são outros, a tecnologia hoje está ao alcance de todos e deve ser aproveitada no estabelecimento de relações harmônicas e financeiramente viáveis para com o meio ambiente e o mercado. Por isso, modernize seu negócio ou condomínio e entre em contato com a equipe da Repensa Energia para aproveitar o sol, uma fonte de energia gratuita e abundante, ou também para tirar todas as suas dúvidas sobre a energia solar fotovoltaica.
O que é a energia solar fotovoltaica?
Para você que busca saber o que é a energia solar fotovoltaica, neste conteúdo esclarecemos que é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, sendo capaz de ser construída mesmo em dias que o sol não aparece. O que vale é que quanto maior a radiação solar, mais quantidade de eletricidade será produzida.
Como acontece a produção da energia solar fotovoltaica?
Para entender o processo de conversão da energia solar fotovoltaica, é necessário saber que são utilizadas células fotovoltaicas que são produzidas com silício ou algum outro material semicondutor. Para que tudo fique mais claro, entenda que quando a luz solar bate em uma célula fotovoltaica, os elétrons deste material semicondutor começam a se movimentar e, assim, começa a gerar eletricidade.
Qual é o maior mercado de energia solar fotovoltaica?
Para contextualizar ainda mais sobre esse mercado que ganha cada vez mais espaço, é importante explicar qual é o maior mercado de energia solar fotovoltaica. Citamos China, em primeiro lugar que é seguida por Japão e Estados Unidos, no entanto, esses são os três países que mais crescem. É a Alemanha o país que mais investe em produção de energia solar fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.
A energia solar fotovoltaica é também considerada a terceira mais importante fonte de energia renovável, ficando atrás de hidráulica e eólica. A energia fotovoltaica ocupa essa posição levando em consideração os termos de capacidade instalada a nível mundial. Hoje, pode-se citar que cerca de 100 países utilizam energia fotovoltaica.
Ficou alguma dúvida sobre Energia Fotovoltaica?
Ficou com alguma dúvida em relação a esta nova tecnologia? Quer instalar um gerador de energia fotovoltaica? A Repensa Energia é reconhecida no mercado pela qualidade, transparência, confiança e profissionalimso com seus clientes e parceiros em todas as etapas da implantação de projetos. Apresentamos também um amplo portifólio de projetos executados em todo o Brasil nos segmentos residencial, comercial e industrial. Quer falar mais sobre energia solar fotovoltaica? Fale com a gente!