Diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis

Diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis

Mas afinal, qual a diferença entre energias renováveis e não renováveis? O carvão, o petróleo, o sol, o calor da terra, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são fontes energéticas importantes para a humanidade. É através desses recursos que podemos, dentre outras coisas, gerar energia elétrica e colocar em funcionamento cidades inteiras, indústrias, etc.

Lâmpada

Essas fontes podem ser renováveis: que não se esgotam ou se regeneram na natureza; ou não renováveis: não se regeneram naturalmente e, portanto, podem ser consideradas como finitas. A grande diferença é evidenciada principalmente em relação ao impacto ambiental de cada uma delas. Não é a toa que consideramos a energia fotovoltaica, eólica e muitas outras como limpas, ou seja, o impacto negativo na natureza é baixíssimo ou mesmo inexistente.

Energia não renovável: um perigo para as gerações do futuro

Por mais que os debates sobre a importância da preservação da atmosfera, recursos naturais e não emissão de gases poluentes estejam em alta, atualmente dependemos de forma significativa de combustíveis fósseis, hidrelétricas e usinas nucleares, que já foram apontados como prejudiciais e nocivos à natureza.

Imagem de usinas com muita poluição

Essa dependência não só prejudica a qualidade de vida geral na atualidade, como também das gerações futuras; afinal, que tipo de planeta deixaremos como legado para a humanidade dos próximos séculos?


Agora que você já sabe qual a diferença entre energias renováveis e não renováveis, você tem um dever!

A energia limpa pode reverter essa situação!

Essa reflexão vai de encontro com as inúmeras tentativas de construir novas formas de pensar a energia e como ela é gerada. A mudança, por mais que venha acontecendo de forma gradativa, é cercada de pessoas e empresas que se preocupam com a realidade em que vivemos, e projetam consciência ambiental.

Indústrias inteiras, repartições públicas, comércios e fazendas que aderem à energia limpa se comprometem com a transformação desse cenário, e trazem a esperança de um planeta em equilíbrio no futuro.

Não é necessário abrir mão de grandes quantias financeiras para aderir a sustentabilidade: a energia solar, por exemplo, possui um payback rápido que retorna ao investidor através da economia na conta de luz, que pode chegar até 95%.
Aqui na Repensa, nossos projetos já ajudaram diversos empreendimentos a poupar dinheiro com a temida fatura de luz.

Você possui interesse em adquirir um sistema fotovoltaico, mas ainda tem dúvidas e receios? Não espere mais, fale conosco hoje mesmo que iremos prestar o atendimento que você precisa.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

TESTE POPUP